Orla Cultural

MUSEU DE ARTE SACRA DE SANTOS convida: Exposição “Todos os Santos jogam: a proteção do sagrado e a religiosidade no futebol brasileiro”

Deixe um comentário

Exposição Temporária

Todos os Santos Jogam: a proteção do sagrado e a religiosidade no futebol brasileiro

Inauguração dia 21 de junho de 2014 as 15:00 horas

Diz o ditado popular que política, religião e futebol não se discutem. Porém, no Museu de Arte Sacra de Santos – MASS em parceria com a Federação Paulista de Futebol – FPF, religião e futebol serão temas de uma exposição temporária que mostra a estreita e harmônica relação entre essas  paixões nacionais.

A mostra apresentará cenas do cotidiano dos torcedores e jogadores nas mais diversas situações da vida com cenas capturadas pelas lentes das câmeras fotográficas, objetos e vídeos.

O espaço expositivo será composto por 3 salas temáticas:

“A Proteção Sagrada” inicia a mostra apresentando de forma dinâmica e interativa os Santos padroeiros dos clubes de futebol sobre uma mesa simulando um  campo de futebol evidenciando a sua relação com os clubes, jogadores e torcedores. Os hinos dos times cantados pelo público farão a ligação com os cantos sagrados entoados pelos fiéis, mostrando a intima relação de fé e futebol como duas paixões nacionais.

“Religiosidade e o Culto ao Manto Sagrado” abordará a manifestação em dias de jogos e campeonato como fenômeno religioso e cultural através de cenas de fé de jogadores e treinadores rezando e fazendo suas práticas religiosas. O manto sagrado é a vestimenta divina que reveste seres humanos e a camisa do time que veste o jogador é considerada por todos um manto sagrado e, portanto, objeto que deve ser reverenciado.

“Momentos de Fé e Devoção” serão mostrados através de vídeo e fotografias que religião e futebol caminham juntos. A Mostra finaliza evidenciando os valores culturais através de charges e fotos de jogos entre religiosos.

“Todos os Santos Jogam: a proteção do sagrado e a religiosidade no futebol brasileiro” insere o Museu de Arte Sacra nos importantes acontecimentos do país e da comunidade. A exposição acontecerá durante os jogos da Copa do Mundo  para proporcionar aos visitantes o diálogo e o respeito às diferenças, incentivar a prática esportiva, desenvolver e aprofundar a importância da religiosidade, da cultura e da fraternidade universal.

Período da exposição de 21/06 a 31/08/2014

Museu de Arte Sacra de Santos –     Antigo Mosteiro de São Bento

Rua: Santa Joana D’arc, 795

De Terça a Domingo das 10:00 às 17:00 horas

Ingressos R$ 5,00 (inteira)

*estudantes e idosos 50% desconto

*visitantes do Bonde Turístico e da Linha Conheça Santos com apresentação do bilhete também tem 50% desconto.

Agende sua visita monitorada Tel. (13) 3219-1111

e-mail: contato@mass.org.br

Imagem

Anúncios

Autor: Beatriz Royer

Bibliotecária que gosta do que faz, acredita que leitura modifica a vida das pessoas e a tecnologia facilita o dia a dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s